terça-feira, 24 de junho de 2008

A nova máquina de brincar de Deus.


Estava lendo a revista Veja desta semana, cuja reportagem de capa é um ensaio especial sobre o Big Bang, a grande 'expansão súbita' que deu origem ao Universo que conhecemos hoje.

Detalhes de toda sorte acerca do velho enigma do surgimento do Mundo, que pertubam cientistas e leigos de várias gerações e de várias nacionalidades voltaram a baila neste ano, que pode ser a data de um marco sem precedentes em toda a Astronomia e um lume essencial no desvendamento da grande questão filosófica, ' De onde Viemos?'

O homem, em outubro deste ano, está prestes a ligar as engrenagens dá 'Máquina de Brincar de Deus'. Está em eminência de assumir as rédeas do Mundo e, por conseqüência, descobrir de que receita o criador se utilizou para criar o mundo a sua volta e também a ele mesmo.

Ante ousada proposta de recriar o momento exato em que o universo entrou em expansão, o LHC( sigla em inglês para Large Hadron Collider), verdadeiro nome da ' Máquina de Brincar de Deus', é tido como o passo mais astucioso que a ciência se propôs a dar nesta seara. Instalado em Genebra, na Suiça, ele tem a difícil Missão de Encontrar o Bosón de Higgs, um mitológico e até então teórico elemento que dotou todas as demais partículas de massa e, fez com que o universo se expandisse de um ponto minúsculo para a gigantesca matéria que conhecemos hoje.

A Palavra, Hádron, que provém do grego e significa 'grosso', é uma particula subatômica com massa, ou seja, um próton. Os físicos do Laboratôrio de Física da Europa, onde está localizada ' a mais nova menina dos olhos da ciência mundial', acelerarão os seus Hádrons em sentidos opostos, levando-os a percorrer o túnel de 27 quilômetros da invenção, com 99,9% da velocidade da luz, e, ocasionando que, por fim, eles sigam em sentidos opostos e colidam frontalmente. O choque espatifará os Hadróns diante de placas sensíveis, que vão analisar o resultado da trombada. Essa energia 'miraculosamente' registrada irá nos mostrar os exatos componentes da natureza presentes no momento da criação. Saberemos, portanto, os ingredientes da nossa 'sopa da vida'.

O que nos aflige no momento é se o Bosón de Higgs realmente existe e pode ter essa existência demonstrada na prática. Ou, ao revés, se a criação do mundo foi imbutida de segredos que jamais serão alcançados pelo homem e pertencem exclusivamente a seara de Deus.


Um comentário:

Penny Lane disse...

Esse povo viaja demais... Deixa o big-bang em paz. :P